“O mar começa aqui”

    Um desafio Eco-Escolas

    Enquadramento
    Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar. 
    As sarjetas de passeio e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem, contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

    Objetivos

    Trata-se de uma campanha de sensibilização que visa como objetivos principais:
  • Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular
  • Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa
  • Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
  • Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

    O desafio...

    Visando uma campanha de sensibilização da comunidade, deve ser criada uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.
   Para concretizar o projeto, as escolas deverão apresentar apenas um desenho/proposta de imagem que pretendem reproduzir nas sarjetas/sumidouros. 
   Recomenda-se o envolvimento do maior número possível de alunos neste projeto sugerindo-se que a seleção da imagem a apresentar por cada escola resulte de um concurso interno
   Se a imagem for validada, as sarjetas dentro do recinto escolar (e eventualmente no espaço exterior) devem ser pintadas pelos alunos.


    Características da Proposta de Imagem

  • A proposta de imagem é constituída pelo desenho que se pretende pintar na sarjeta/sumidouro. 
  • As cores utilizadas ficam ao critério da escola.
  • A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro
  • O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
  • Deverá ser uma imagem que represente a escola.
  • Deverá conter a fraseO mar começa aqui, integrando preferencialmente os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).
  • Envio da imagem selecionada para o Eco-Escolas até 15 de maio.
  • Envio da imagem para o concurso interno da Escola para o email eb1.aguim@gmail.com.
Imagens reais dos espaços da nossa escola propostos para este desafio. 

Mais uma vez, contamos com a vossa preciosa ajuda para participar neste desafio.

                                                             
Sugestão EB1 de Aguim pelo professor Rui Mendes:

Mais ideias...

             

Exemplo Eco-Escolas:

Para imprimir e desenhar:


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