uma comunicação sobre segurança

Na  quarta-feira , dia  22  de  janeiro, vieram  à  nossa  sala  falar  sobre segurança  rodoviária  dois agentes da  escola  segura: o polícia  Carlos  e  uma  colega  que  nós  não  sabemos o nome.
Eles falaram  dos  quatro  tipos  de  sinais  de  trânsito: os  de  informação, os  de  perigo, os de  obrigação e  os   de  proibição. Nós  já  tínhamos  falado  sobre  os  sinais  com  a  professora  e  aprendemos  a associar   a  sua  cor  e  forma  ao seu  significado.
De  seguida  falámos  de  peões (pessoas que andam a pé na via pública), de passageiros (os que viajam em veículos mas não os conduzem) e de condutores.
Enquanto peões temos de ter cuidado na estrada: andar no passeio sempre que ele exista, se não devemos circular pela esquerda de frente para os carros. Devemos usar colete refletor para sermos vistos. Ao atravessar a rua, devemos procurar a passadeira e olhar para a esquerda, para a direita e novamente para a esquerda.



Como passageiros, até aos 12 anos e 1,35 metros, devemos ir atrás, na cadeira e com cinto de segurança. não devemos colocar o cinto debaixo do sovaco nem distrair o condutor.
O agente Carlos avisou-nos que se brincarmos na estrada ou na passadeira somos multados e também disse que apesar de podermos andar de bicicleta em cima do passeio, é melhor não o fazermos pois é perigoso.
Nós  aprendemos  muito  com  esta  visita  e  portámo-nos  muito  bem.

Texto  coletivo da turma do 1º e 2º anos


Comentários

Mensagens populares